PS questiona Mota Soares sobre nomeações na Segurança Social

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 mai (Lusa) - O grupo parlamentar do PS entregou hoje uma série de perguntas na Assembleia da República dirigidas ao ministro da Solidariedade e da Segurança Social, o democrata-cristão Pedro Mota Soares, sobre alegadas nomeações suspeitas na estrutura da Segurança Social.

Segundo um documento cujo primeiro signatário é o deputado socialista Nuno Sá, houve uma "denúncia que dá conta de uma verdadeira operação de partidarização da segurança social levada a cabo pelo Governo".

"É o caso das nomeações para cargos de chefia/direção nos Centros Distritais de Segurança Social do Porto, Braga, Faro, Santarém, Vila Real, Viseu, Coimbra, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo, de militantes da máquina partidária do PSD e do CDS-PP, muitos dos quais sem qualquer experiência na área da segurança social e, segundo a denúncia, recebida sem cumprirem os requisitos legais em vigor", lê-se ainda na pergunta ao Governo.

Os deputados do PS criticam o alegado processo de "partidarização intolerável e incompreensível do aparelho do Estado", sobretudo num "momento em que o Governo tanto fala do despedimento de funcionários do Estado".

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.