Empresa investe 10ME em duas unidades industriais de fruta em Beja

| Economia
Porto Canal com Lusa

Beja, 27 abr (Lusa) - Uma empresa portuguesa vai instalar duas unidades industriais em Beja, uma de transformação e outra de embalamento de fruta, num investimento superior a 10 milhões de euros, anunciou hoje o município alentejano.

Segundo a Câmara de Beja, num comunicado enviado à agência Lusa, as duas unidades vão ser instaladas pela empresa FairFruit Portugal, subsidiária do grupo internacional Fairfruit, na zona de acolhimento empresarial da Horta de São Miguel, num lote de terreno de 10.400 metros quadrados cedidos pelo município.

As duas unidades deverão começar a ser construídas em outubro deste ano para entrarem em funcionamento em maio de 2018, quando arrancará a campanha anual de colheita de fruta, adiantou à agência Lusa o diretor da empresa FairFruit Portugal, João Serrano.

Segundo o responsável, o projeto de instalação das duas unidades industriais resulta da reformulação do projeto anunciado em 2015 pela FairFruit Portugal e que previa a instalação de uma unidade de processamento e comércio por grosso e a retalho de pêssegos, alperces e nectarinas em Beja, num investimento de cinco milhões de euros.

João Serrano explicou que a FairFruit Portugal optou por reformular e ampliar o projeto inicial e avançar com o novo projeto, que prevê a construção de duas unidades, uma agroindustrial de transformação, ou seja, desidratação, congelação e corte, de fruta e outra de embalamento de fruta de primeira categoria para o mercado fresco.

Numa primeira fase, as duas unidades vão criar cerca de 35 postos de trabalho diretos durante todo o ano e cerca de 150 sazonais, disse, referindo que a laboração da unidade agroindustrial de transformação de fruta deverá ser alargada a frutas de todas as épocas, através de parcerias com empresas produtoras, para contornar a sazonalidade da produção.

A Câmara de Beja considera tratar-se de "um investimento prioritário pela criação de emprego e pelo impulso à economia local".

O município e a FairFruit Portugal assinaram hoje um protocolo para a cedência do lote de terreno para a instalação das duas unidades na zona de acolhimento empresarial da Horta de São Miguel e que irá permitir viabilizar o investimento.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.