Futuro presidente do BPI afasta saída total de Angola

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 abr (Lusa) - O futuro presidente executivo do Banco BPI, Pablo Forero, considerou hoje que Angola é um investimento "fantástico", admitindo que o banco vai seguir a recomendação do BCE e baixar a sua posição, mas só no longo prazo.

"Angola é um investimento fantástico. O BPI investiu 3,3 milhões de euros em Angola e recebeu 1.000 milhões de euros em retorno. E ainda tem 450 milhões de euros no balanço que podem ser vendidos", afirmou o gestor espanhol que vai substituir Fernando Ulrich na liderança executiva do BPI.

"O BCE [Banco Central Europeu] teve preocupações com este investimento e o BPI viu-se obrigado a reduzir a participação para baixo de 50%. Isso foi feito depois de negociações complicadíssimas. Agora, o BCE recomenda ao BPI que se continue com o desinvestimento, mas é uma recomendação e não é obrigatória", assinalou.

E realçou: "É uma recomendação de longo prazo. Não está tudo nas nossas mãos. É um processo que temos que fazer com calma e tranquilidade. Não esperem uma solução fácil e rápida, porque se houvesse tinha sido feito em 2016".

Pablo Forero, que falava na conferência de imprensa dedicada aos resultados trimestrais do BPI, em Lisboa, admitiu a necessidade de "negociar com o BFA [Banco de Fomento Angola]" a redução da posição do banco português na entidade

"Mas não contemplamos uma saída total", assegurou, apontando para que seja alcançado "um número razoável e fácil de entender" e reforçando que este "vai ser um processo de longo prazo".

DN/IM // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.