Carris prevê "perturbações significativas" com greve parcial dos trabalhadores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 nov (Lusa) - A rodoviária Carris prometeu hoje desenvolver todos os esforços necessários para minimizar os impactos negativos da greve parcial dos trabalhadores da empresa de 01 a 07 de dezembro, prevendo, contudo, que a paralisação venha a causar "perturbações significativas".

"A Carris vai desenvolver os esforços necessários no sentido de minimizar os impactos negativos em que este tipo de greve se traduzirá junto dos seus clientes. Prevê-se que a mesma venha a causar perturbações significativas no serviço de transporte público da empresa, ao longo de todo o período e, especialmente, nas últimas viagens das carreiras", lê-se num comunicado.

Trabalhadores da Carris vão fazer greve parcial de 01 a 07 de dezembro e greve ao trabalho suplementar durante todo o mês em protesto contra o Orçamento do Estado (OE).

Esta greve na empresa rodoviária que opera na Grande Lisboa insere-se na luta dos sindicatos do setor dos transportes e comunicações que, depois da quinzena de greves que realizaram entre 25 de outubro e 08 de novembro, marcaram mais uma semana de luta.

Além dos trabalhadores da Carris, os do Metropolitano de Lisboa marcaram greves parciais a 19 e 21 de novembro, das 05:30 às 09:30 para a generalidade dos trabalhadores e das 08:00 às 12:30 para os trabalhadores administrativos e técnicos superiores.

Na Transtejo, que assegura as ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul, os trabalhadores param a 25 de novembro, os da Soflusa param no dia seguinte entre as 10:00 e as 16:00 para realizarem um plenário e os da STCP, no Porto, também marcaram uma paralisação para o dia 26.

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve a 29 de novembro e nos dias 27, 30 e 31 de dezembro.

Em causa está a proposta de OE para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

MYDM (MCL) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).