BPI passa de lucros a prejuízos de 122 ME no 1.º trimestre com venda do BFA

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) -- O BPI registou prejuízos de 122,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, com as contas do banco a serem afetadas pela venda do Banco de Fomento de Angola (BFA), divulgou hoje em informação ao mercado.

No comunicado, o grupo explica que o resultado negativo conseguido de janeiro a março foi afetado pela venda de 2,0% do capital do Banco de Fomento de Angola à operadora Unitel (pela qual passou de acionista maioritário a minoritário), o que teve um "impacto negativo de 212,3 milhões de euros" e obrigou à "desconsolidação dessa entidade, que passa a ser reconhecida nas contas do Grupo BPI pelo método de equivalência patrimonial".

No ano passado, no primeiro trimestre, o Banco BPI apresentou lucros de 45,8 milhões de euros.

Já excluindo o impacto da venda parcial do banco angolano, as contas trimestrais do BPI são positivas, apresentando, então, um lucro consolidado de 90 milhões de euros, resultado de 43,8 milhões de euros conseguidos na atividade em Portugal (mais de cinco vezes mais do que os 7,9 milhões do mesmo período de 2016) e de 46,2 milhões da atividade internacional (que compara com 37,9 milhões de período homólogo).

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.