Custos com pessoal das empresas baixam 8,6% em 2012 - BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 nov (Lusa) -- Os custos com pessoal das empresas recuaram 8,6% em 2012, um agravamento em relação à descida de 2,8% verificada no ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com a "Análise Setorial das Sociedades não Financeiras em Portugal 2012-2013", em termos de dimensão das empresas, a queda dos custos com pessoal no ano passado foi de 11,1% nas pequenas e médias empresas (PME), de 7,1% nas microempresas e de 6,4% nas grandes empresas.

Uma análise por setores de atividade permite concluir que todos os setores registaram reduções, com a construção a liderar (17,7%), seguida pelo comércio (8,8%), outros serviços (8,1%), indústria (6,2%), agricultura (2,7%) e eletricidade e água (1,5%).

Em 2010, os custos com pessoal das sociedades não financeiras tinham aumentado 0,6%, em 2009 recuado 0,2% e em 2008 subido 5,7%.

O estudo do Banco de Portugal analisa a situação económica e financeira do setor das sociedades não financeiras em Portugal, tendo por base a informação compilada pela sua central de balanços.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.