Líder do Santander Totta diz que Ulrich foi um "concorrente leal"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) - O presidente do Banco Santander Totta (BST), António Vieira Monteiro, elogiou hoje o presidente executivo do Banco BPI, Fernando Ulrich, que vai deixar o cargo para passar a 'chairman' da entidade que será liderada pelo espanhol Pablo Forero.

"Quero deixar uma saudação ao Dr. Fernando Ulrich. Pelos anos que esteve na banca e como esteve na banca. Foi um concorrente leal que só melhorou a concorrência interbancos", afirmou Vieira Monteiro, depois de desafiado a endereçar umas palavras ao seu homólogo durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados do primeiro trimestre do BST.

"Além disso, é uma pessoa com quem eu mantenho uma amizade já longínqua, desde o tempo que ele nem pensava ser banqueiro", acrescentou.

Já sobre o reforço do espanhol CaixaBank, que já era o maior acionista do BPI e que passou a controlar 84,5% do capital do banco após uma oferta pública de aquisição (OPA), Vieira Monteiro disse que "é bem-vindo".

E rematou: "Somos favoráveis à concorrência porque obriga-nos a ser mais fortes".

Fernando Ulrich, que após 13 anos na presidência executiva do BPI dará lugar ao espanhol Pablo Forero, do CaixaBank, encara o novo cargo de presidente não executivo ('chairman') como uma oportunidade para "exercer influência" sobre a vida futura do banco.

"Vou fazer o que o presidente executivo e o acionista CaixaBank entendam [sobre] como posso ser útil", afirmou Ulrich em conferência de imprensa após a assembleia-geral de acionistas que elegeu hoje, no Porto, com 99,77% de votos a favor, a nova administração do BPI na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo grupo espanhol, que lhe conferiu 84,51% do capital do banco português.

Questionado pelos jornalistas sobre como encara as novas funções como 'chairman', Fernando Ulrich disse que irá "procurar influenciar os acontecimentos da forma mais positiva possível para o banco, mas sem qualquer tipo de parecença com funções executivas".

DN(PD/IM)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.