Vieira Monteiro fala em "evolução positiva" da banca portuguesa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) - O presidente do Banco Santander Totta (BST), António Vieira Monteiro, considerou hoje que nos últimos meses houve uma "evolução positiva" do setor bancário português, ainda que considere que persistem os problemas do crédito malparado e do Novo Banco.

"Acho que temos tido uma evolução positiva", afirmou o gestor durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados trimestrais do BST, apontando para "o aumento de capital da CGD [Caixa Geral de Depósitos] em vias de ser concretizado", para a "operação em mercado do BCP que permitiu o pagamento dos CoCo [instrumentos híbridos de capital]" e para a "clarificação da estrutura acionista do BPI".

E realçou: "Relativamente ao passado há uma melhoria do sistema bancário português. Mas restam alguns assuntos a resolver, como o problema do crédito malparado e o problema do Novo Banco".

Sobre a primeira questão, Vieira Monteiro disse que "o crédito malparado vai diminuindo com o passar do tempo e com a melhoria da economia", mostrando-se favorável à criação de medidas concretas para o combater.

"Medidas concretas? Penso que sim. Tudo o que seja feito nesse sentido é positivo", afirmou.

Quanto ao processo de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, o responsável vincou que, na sua opinião, "quem compra é que tem que correr os riscos e não devem ser os outros bancos a correr o risco por erros feitos no passado por outra instituição".

DN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.