Exposição sobre descolonização com obras de Ângela Ferreira e Pedro Barateiro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) - Uma exposição sobre descolonização vai reunir obras de artistas portugueses e estrangeiros, como Pedro Barateiro, Harun Farocki, Ângela Ferreira, Renée Green, Allan Sekula e Heimo Zobernig, a partir de sábado, no espaço cultural Lumiar Cité, em Lisboa.

Organizado pela associação Maumaus, dedicada à arte contemporânea, a exposição intitula-se "AAH Room", tem curadoria de Sarat Maharaj, e é inaugurada às 16:00, ficando patente até 04 de junho.

De acordo com a organização, a ideia para o projeto "AAH Room" partiu do curador e historiador de arte Sarat Maharaj, inspirando-se no modelo da própria sala de aulas quando estudava História da Arte numa universidade destinada a "negros de origem indiana" no regime do apartheid, em Salisbury Island, África do Sul, durante os anos de 1960.

Na época, "a sala revelava-se como um espaço híbrido, exibindo uma pirâmide evolutiva de artefactos, obras de arte e culturas que minava a insistência numa clara separação imposta pelo governo do apartheid", segundo o texto descritivo da exposição.

Depois de uma primeira apresentação de "AAH Room", na Academia de Arte de Malmö, na Suécia, o curador desenvolveu uma nova versão para Lisboa, exibindo obras de arte de Pedro Barateiro, Harun Farocki, Ângela Ferreira, Renée Green, Allan Sekula e Heimo Zobernig, juntamente com artefactos e material documental de diferentes origens.

Todos os objetos equipam a sala de aula de História da Arte de Sarat Maharaj, para, metaforicamente, a recriar no espaço Lumiar Cité, transformando uma sala do passado num contexto contemporâneo.

Entre as questões levantadas pela exposição, para convidar o visitante a pensar, está: "Como lidar com uma descolonização do conhecimento numa sociedade de amplo conhecimento, num mundo enciclopédico?".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.