Síria: Gás sarin usado em Khan Cheikhoun tem "assinatura" de Damasco

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 26 abr (Lusa) - O ataque com gás sarin contra a localidade síria de Khan Cheikhoun, que no início de abril fez 87 mortos, tem "a assinatura" do regime de Bashar al-Assad, acusa hoje um relatório dos serviços de informação franceses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Jean-Marc Ayrault, disse hoje que Paris sabe, "de fontes seguras", que "o processo de fabrico do gás sarin que foi usado é típico do método desenvolvido em laboratórios sírios".

"Este método tem a assinatura do regime e isso permite-nos estabelecer a responsabilidade neste ataque", disse o chefe da diplomacia francesa, após uma reunião do Conselho de Defesa no palácio do Eliseu, com a presença do Presidente de França, François Hollande.

"Face ao horror deste ataque e às violações repetidas pela Síria dos seus compromissos de não usar armas proibidas pela comunidade internacional, a França decidiu partilhar com os seus parceiros e com a opinião pública mundial as informações de que dispõe", afirmou Jean-Marc Ayrault.

Segundo o relatório dos serviços secretos, os investigadores concluíram "com certeza" que o químico usado no ataque foi gás sarin e que este tem a marca do fabrico do regime sírio.

O ataque, perpetrado a 04 de abril contra a localidade de Khan Cheikhoun, numa zona controlada pelos rebeldes, fez 87 mortos, entre os quais 31 crianças, e motivou represálias norte-americanas, a 07 de abril, contra uma base aérea do regime.

Damasco sempre negou a sua implicação no ataque e afirmou tratar-se de "uma fabricação a 100%".

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.