Parlamento vai ter centro interpretativo e assinalar bicentenário do constitucionalismo - Ferro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 abr (Lusa) - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, anunciou hoje que o parlamento vai comemorar o bicentenário do constitucionalismo português, assinalando o triunfo das revoluções liberais no século XIX, e que vai criar um centro interpretativo.

Ferro Rodrigues falava na sessão solene comemorativa do 43º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, num discurso que antecedeu o do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Assembleia da República referiu que as comemorações serão presididas pelo antigo ministro e presidente do Tribunal de Contas Guilherme D' Oliveira Martins e defendeu a tese histórica de que o Portugal de hoje "inscreve-se na tradição de liberdade iniciada há duzentos anos com as primeiras revoltas liberais".

"Por isso, e com este propósito de celebrarmos hoje a liberdade, de reafirmarmos hoje os nossos valores, vamos comemorar a partir da Assembleia da República o bicentenário do constitucionalismo português", justificou.

Ainda segundo Ferro Rodrigues, está em preparação "a disponibilização do edifício da Casa Amarela, afeto à Assembleia da República, para se criar ali um Centro Interpretativo sobre o Parlamento, com auditório, espaços interativos e livraria".

"É um sonho que nos cumpre concretizar, será a porta principal para a casa da democracia. É uma ideia que hoje lançamos e que, estou certo, tem todas as condições para mobilizar as energias dos deputados, dos funcionários e de toda a família parlamentar, durante um período alargado de tempo", afirmou o presidente da Assembleia da República, recebendo palmas de várias bancadas parlamentares.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".