Plano Juncker já financiou com 1,2 mil milhões de euros projetos em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Condeixa-a-Nova, Coimbra, 24 abr (Lusa) - A chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal disse hoje que o Plano Juncker apoiou 13 projetos nacionais, com um financiamento de 1,2 mil milhões de euros, que deverá gerar 3,8 mil milhões de euros de investimento.

Sofia Colares Alves falava em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, no final de uma visita à empresa de cerâmica Dominó, apoiada no âmbito do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e que exporta 65% da sua produção para 60 mercados no estrangeiro.

"A Dominó é o exemplo do que gostaríamos de ter pelo país fora. Foi uma empresa que através do apoio da União Europeia conseguiu recuperar uma indústria tradicional, que sofreu momentos de crise, e conseguiu renovar-se, inovar, expandir-se para mercados e, sobretudo, encontrar novos produtos que dessem resposta a novas necessidades", sublinhou aos jornalistas.

O apoio concedido à Dominó é, segundo a chefe da representação da Comissão Europeia, "um exemplo do que é estar perto das pessoas e do efeito concreto na sua vida".

"Às vezes a União europeia é vista como um projeto muito distante e isotérico e as pessoas não têm consciência que isto as afeta, está presente no seu dia a dia. A Dominó, através do seu efeito multiplicador e de valor acrescentado, é um exemplo de como a União Europeia conseguiu apoiar um projeto que criou mais emprego, mais crescimento económico", frisou.

Com cerca de 180 trabalhadores, a Dominó faturou 15,3 milhões de euros em 2016 e, em 20017, espera aumentar o volume de faturação em 10%, de acordo com João José Xavier, administrador da empresa.

Aos jornalistas, a representante da CE, Sofia Colares Alves, adiantou que, devido ao seu sucesso na Europa, está a ser negociado um aumento do Plano Juncker de 300 para 500 mil milhões de euros, que terão de ser utilizados até 2020.

O Plano de Investimentos para a Europa, conhecido por Plano Juncker, pretende incentivar o investimento na economia europeia, de forma a fomentar a criação de emprego, o crescimento económico e reforçar a capacidade de produção e de infraestruturas.

Os apoios são concedidos pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos criado pela Comissão Europeia e Banco Europeu para o Investimento.

Nos 13 projetos apoiados até à data em Portugal, 665 milhões de euros foram financiados pelo Banco Europeu para o Investimento.

Sofia Colares Alves adiantou que vão ser realizadas mais iniciativas em Portugal para aproximar e divulgar as vantagens da UE para as pessoas, considerando que, atualmente, existe essa necessidade de "chegar diretamente ao cidadão comum".

AMV // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.