Cinco anos depois de ser nomeado executivo da PT, Zeinal lidera brasileira Oi

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) - Cinco anos depois de ter sido nomeado presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava assume a liderança da participada brasileira Oi, cargo que acumula com a presidência da PT Portugal.

Com uma carreira de 14 anos no maior grupo de telecomunicações português, que conta atualmente com mais de cem milhões de clientes em Portugal, Brasil, África e Ásia, Zeinal Bava, de 47 anos, tem agora como desafio a liderança da brasileira Oi, empresa onde a PT detém uma participação de 23,26%.

Em comunicado ao mercado, a PT refere que o gestor vai permanecer presidente da PT Portugal e nesse cargo "irá focar-se nos projetos estratégicos e de inovação e nos 'workstreams' conjuntos Oi/PT, desta forma contribuindo decisivamente para o sucesso dos objetivos definidos no âmbito da parceria estratégica [entre as duas operadoras] e para a cristalização do valor de sinergias".

Adianta que Zeinal Bava "aceitou o convite para assumir a presidência executiva do grupo, respondendo positivamente ao desafio que lhe foi endereçado pelos acionistas estratégicos dos dois grupos empresariais".

A entrada PT na Oi aconteceu em 2010, após a venda da participação que o grupo português detinha na brasileira Vivo à operadora espanhola Telefónica por 7,5 mil milhões de euros.

A participação na Oi permitiu à PT permanecer no mercado brasileiro, uma das suas grandes apostas.

Zeinal Bava entrou na PT, em 1999, como administrador financeiro do negócio de televisão paga, na altura PT Multimédia, continuando posteriormente com o mesmo cargo, mas no grupo PT, entre 2000 e 2006.

Em abril de 2008 foi nomeado presidente executivo da PT e reconduzido no cargo no ano passado para o triénio 2012-2014.

Antes da sua entrada na PT, Zeinal Bava foi diretor executivo e de relações para Portugal do Merril Lynch International (1998-1999), do Deutsche Morgan Grenfell (1996-1998) e do Warburg Dillon Read (1989-1996).

Há dois anos foi distinguido pelo Institutional Investor como o segundo melhor presidente executivo europeu no setor das telecomunicações e o melhor na mesma categoria em Portugal.

O gestor é licenciado em Engenharia Eletrónica e Eletrotécnica pela University College of London.

Com a nomeação de Zeinal Bava para a liderança da Oi, Henrique Granadeiro passa acumular ao cargo de presidente do conselho de administração da PT com a de executivo na empresa.

ALU/PPF // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.