Mostra sobre livros proibidos na ditadura de Salazar em Valongo para mostrar "importância da liberdade"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 24 abr (Lusa) - A exposição "Livros Proibidos na Ditadura de Salazar", que é inaugurada terça-feira, em Ermesinde, Valongo, contém dezenas de livros, autos de apreensão e artigos de jornal sobre "a máquina destruidora do pensamento" que vigorou até abril de 1974.

A mostra é organizada pelo Museu Nacional da Imprensa e promovida pela Câmara Municipal de Valongo, cujo presidente, José Manuel Ribeiro, indicou hoje à agência Lusa, ter decidido promover a exposição para "mostrar a importância da liberdade ou das liberdades para a vida das comunidades".

Em causa está o aparelho censório da ditadura de Salazar e Caetano, sendo que a mostra evidencia a importância do golpe militar de 25 de Abril de 1974, contendo livros e autos de apreensão feitos em livrarias de Portugal, mas também nas ex-colónias, como Timor, Moçambique e Angola.

Mário Soares, Manuel Alegre, António José Saraiva, José Cardoso Pires, Raul Rego, Jorge de Sena, Egas Moniz, José Afonso, Ary dos Santos, Fidel Castro, Jean-Paul Sartre, Karl Marx, Lenine e Charles Darwin são só alguns dos autores cujos livros foram apreendidos e estão patentes na exposição, enumera a apresentação do Museu Nacional da Imprensa.

A exposição "Livros Proibidos na Ditadura de Salazar" contém o anúncio da morte do escritor Alves Redol n'O Primeiro de Janeiro, um texto de José Saramago no Jornal do Fundão, assim como uma entrevista a Aquilino Ribeiro no Jornal de Notícias, artigos foram que cortados na época.

Um dos documentos patentes na mostra descreve que em 1965 foram apreendidos em Angola, na Livraria Lello, vários exemplares do livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado, romance na base da telenovela que parou o país depois da Revolução dos Cravos, na temporada de 1976-77.

"Tudo o que se referisse a sexualidade, revolução, sindicalismo, liberdade, feminismo, estava sob a alçada repressiva da Comissão de Censura", descreve o Museu Nacional da Imprensa.

Para José Manuel Ribeiro esta exposição é "uma mais-valia porque dá uma perspectiva de um período histórico em que havia uma máquina que bloqueava tudo o que não se encaixasse nos critérios da comissão de censura", algo que considera "importante que a população saiba".

Já os responsáveis do Museu Nacional da Imprensa indicam que mais do que documentar os anos em que predominou a censura, a mostra visa "chamar a atenção de todos para a importância da liberdade, reconquistada no 25 de Abril de 1974".

Com inauguração marcada para terça-feira, às 15:00, numa sessão com declamadores de poesia e música de intervenção no Fórum Cultural de Ermesinde, a mostra fica patente até ao dia 25 de maio.

PYT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.