Quartel dos bombeiros em Ponte de Lima reabre totalmente requalificado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 24 abr (Lusa) - O quartel dos bombeiros de Freixo, em Ponte de Lima, reabre na terça-feira, após obras de requalificação superiores a 300 mil euros para permitir "mais eficácia e melhores condições de trabalho", informou hoje a câmara.

Em causa está o edifício da secção de Freixo dos bombeiros voluntários de Ponte de Lima - que tem 35 efetivos, a maioria voluntários - composto por um único piso.

A intervenção, agora concluída, visa "valorizar e dignificar os funcionários dos bombeiros, através de melhores condições de trabalho, modernização e melhoria de qualidade dos serviços de proteção e socorro que a associação humanitária presta à população, bem como complementar o edifício num espaço mais funcional e organizado".

A inauguração daquela empreitada, orçada em mais de 318 mil euros, está marcada para terça-feira, às 11:00, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

A Câmara de Ponte de Lima apoiou a ampliação e beneficiação do quartel dos bombeiros de Freixo, disponibilizando o terreno e adiantando o financiamento para a obra, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A obra, da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, contou também com o apoio da União de Freguesias de Ardegão, Freixo e Mato.

A candidatura foi apresentada, em setembro de 2015 e as obras começaram na primavera de 2016.

Na altura, a autarquia liderada por Victor Mendes (CDS) destacou a importância da intervenção por se tratar de "um equipamento fundamental no âmbito dos serviços de proteção civil existentes em Ponte de Lima, tendo em conta a distância daquela freguesia à sede do concelho, permitindo assim uma maior cobertura do território e uma resposta mais rápida em situações de emergência".

A obra contemplou a ampliação do espaço operacional, através da construção de uma estrutura adjacente ao atual edifício, em terreno cedido, em direito de superfície, pela câmara municipal.

A secção de bombeiros daquele quartel serve uma população de 50.681 mil habitantes, dando apoio aos concelhos vizinhos de Barcelos (freguesias Alheira, Panque, Cossourado, Balugães), Viana do Castelo (Carvoeiro), Vila Verde (freguesias Rio Mau, Goães, Portela das Cabras, Arcozelo, Escariz São Martinho, e Escariz São Mamede).

ABYC // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.