Défice recua em 2016 na zona euro e na UE, Portugal com 2%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 24 abr (Lusa) - O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

Em 2016, o défice público da zona euro recuou para 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e o da UE para 1,7%, face, respetivamente, aos 2,1% e 2,4% de 2015.

A dívida pública diminuiu, por seu lado, de 90,3% para os 89,2% do PIB na zona euro e de 84,9% para os 83,5% na UE.

Em Portugal, o gabinete oficial de estatísticas registou um défice de 2,0%, abaixo do limite dos 3,0% imposto por Bruxelas, cumprindo-se assim uma condição essencial para a saída do Procedimento por Défices Excessivos, e um peso da dívida pública de 130,4% do PIB, a terceira maior da UE.

IG // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.