Coimbra recebe estreia nacional do espetáculo "Giosefine", de Mísia

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 24 abr (Lusa) - Mísia apresenta no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, o espetáculo "Giosefine", um monólogo em torno do conto "Carta desde Casablanca", de Antonio Tabucchi.

A estreia nacional em Coimbra, na quinta-feira, surge depois da apresentação em castelhano no Complejo Teatral de Buenos Aires, na Argentina, em agosto de 2016.

O monólogo é "completamente baseado no texto do Tabucchi", num trabalho que representa "vários saltos mortais", disse à agência Lusa Mísia.

"Sou uma mulher que interpreta um homem que quer ser uma mulher e é também um salto mortal da música para o teatro. Saio muito da minha zona de conforto", sublinhou a artista.

O espetáculo fala de Giosefine, um transexual que escreve uma carta à irmã "antes de entrar para a sala de operações em Casablanca para fazer a mudança de sexo", relatando "o que tem sido a sua vida, as suas memórias", contou Mísia.

Em "Giosefine", retrata-se "a procura da identidade, de se encontrar um lugar no mundo", explicou a artista, considerando que "é um monólogo muito humano".

Durante o monólogo, ainda há espaço para a música, que Giosefine "era empregado de mesa num cabaret e ocupa o lugar da estrela que desaparece e canta".

No espetáculo, há também "piscadelas de olho" à própria vida de Mísia, surgindo imagens projetadas de fotografias da cantora quando fazia 'burlesque', e da sua mãe e da sua avó.

O monólogo teatral que agora estreia em Portugal é a segunda incursão de Mísia pelo teatro, depois de se ter estreado no Teatro da Malaposta, na peça "O matadouro invisível", de Karin Serres.

"Se não tivesse tido essa experiência, não tinha coragem" para avançar com o monólogo, admite.

O espetáculo ainda só tem data marcado para Coimbra, mas Mísia pretende também apresentá-lo em Lisboa e no Porto, referiu.

Depois do português e do castelhano, a artista quer ainda apresentar "Giosefine" em França e Itália.

O espetáculo no TAGV, na quinta-feira, às 21:30, custa entre 12 e 15 euros e está inserido na Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados