BBC Proms são mote do Festival Revolução & Cultura a partir de hoje na Casa da Música

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 abr (Lusa) -- A Casa da Música, no Porto, inicia hoje o Festival Música & Revolução, que este ano tem por mote os BBC Proms, definidos pela estação pública britânica como o mais popular festival de música clássica do mundo.

"Os escândalos dos Proms têm feito história, e é essa história que queremos contar na Sala Suggia, reunindo algumas das obras que mais inquietaram o seu público", explica a Casa da Música (CdM), na apresentação do programa que se vai estender até ao próximo dia 30.

Em comunicado, a instituição esclarece que o alinhamento inclui duas obras de Harrison Birtwistle (compositor em residência), no âmbito da grande retrospetiva dedicada ao autor britânico, que percorre todo este ano, mas também a escrita de outra figura crucial da música do Reino Unido -- Peter Maxwell Davies -- e ainda as Cinco Peças para Orquestra, de Arnold Schoenberg, "um dos primeiros grandes desafios apresentados naquele festival [BBC Proms], nos idos de 1912".

O festival abre hoje com as "Censored Songs", com a participação de alunos da Escola de Música Valentim de Carvalho, que interpretarão temas de bandas como Queen, Rolling Stones, The Who, Clash e Pink Floyd.

No sábado, dia 29, o tema será "Pânico nos Proms", com a primeira parte a cargo do Remix Ensemble, dirigido por Peter Rundel. Na segunda parte subirá ao palco a Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida por Baldur Brönnimann.

O Remix Ensemble interpretará "Antechrist", de Maxwell Davies, e a Sinfonia de Câmara nº 1, op.9, de Schoenberg.

As Cinco Peças do compositor da Segunda Escola de Viena, e "Panic", de Birtwistle, ficam a cargo da Sinfónica do Porto.

"Os Fabulosos Proms" encerram o festival no domingo, com o Remix Ensemble, o Coro Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica do Porto, num programa que conta com "Short Ride in a Fast Machine", do norte-americano John Adams, "Worldes Blis", de Peter Maxwell Davies, culminando na marcha "Pompa e Circunstância" (com coro comunitário), de Edward Elgar, peça obrigatória na última noite dos Proms.

PM/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.