Governo espera que Marine Le Pen não vença

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que o Governo espera que Marine Le Pen não vença as eleições presidenciais francesas, por pretender que a França "continue a ser um grande estado-membro da União Europeia".

"Evidente que esperamos, como membros da União Europeia, que não ganhe a eleição presidencial uma candidata que defende a saída imediata da França da União Europeia", disse Santos Silva, no Porto, reagindo às primeiras projeções divulgadas por um canal de televisão francês.

Segundo o ministro, o Governo não partilha "esse ponto de vista nem é esse o interesse de Portugal, que quer que a França continue a ser um grande estado-membro da EU".

Contudo, salientou, é preciso aguardar pelos resultados, que dão já como sendo certo que haverá uma segunda volta.

Como ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentou, o Governo saúda "a realização das eleições, a grande afluência às urnas, o facto de ter decorrido sem incidentes", o que, por si só, representa "uma grande lição democrática e uma grande lição dada pela nação francesa".

"A projeção que conheço [de um canal de televisão] quase repete as sondagens e, portanto, não constitui para mim surpresa, mas a margem é muito estreita [entre os candidatos], vamos aguardar pela contagem dos votos", concluiu.

Segundo uma projeção divulgada pelo jornal Le Monde, o candidato liberal Emmanuel Macron obteve hoje 23,7% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais francesas, enquanto a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, conquistou 21,7% dos votos.

Macron e Le Pen passam assim à segunda volta das eleições francesas, que se celebra no próximo dia 07 de maio, segundo a projeção da Ipsos-Sopra Steria.

Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, ficaram Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.

Benoit Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.

JAP (JH) // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.