França/Eleições: "Hoje vira-se uma página na política francesa" - Macron

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 abr (Lusa) -- O candidato liberal francês Emmanuel Macron, apontado pelas sondagens como um dos vencedores da primeira volta das presidenciais de hoje, afirmou que os resultados são um "virar de página" na política nacional.

"Hoje vira-se claramente uma página na vida política francesa", afirmou à agência noticiosa France-Presse.

Macron, de 39 anos e ex-ministro da Economia (que se retirou em agosto passado para fundar um movimento político), referiu que os franceses exprimiram nas urnas o seu "desejo de renovação".

Segundo uma projeção divulgada pelo jornal Le Monde, Emmanuel Macron obteve hoje 23,7% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais francesas, enquanto a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, conquistou 21,7% dos votos.

Macron e Le Pen passam assim à segunda volta das eleições francesas, que se celebra no próximo dia 07 de maio, segundo a projeção da Ipsos-Sopra Steria.

Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, ficaram Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.

Benoit Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.

ROC // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.