Chuva deixa estradas intransitáveis e provoca derrocadas em Santa Cruz

| País
Porto Canal / Agências

Santa Cruz, 29 nov (Lusa) - A chuva intensa que caiu durante a noite de quinta-feira para hoje na Madeira deixou algumas estradas "intransitáveis" e provocou "algumas derrocadas" no concelho de Santa Cruz, informou a câmara.

"No sítio da Ribeira, em Santa Cruz, chegou a ser ponderada a evacuação dos moradores, tendo o presidente solicitado alojamento no Hotel Santa Cruz, que, contudo, acabou por não ser necessário, dadas as melhorias entretanto registadas ao nível da pluviosidade", disse o município em comunicado.

Nesta nota, a câmara municipal adiantou que a forte chuva "criou alguns constrangimentos no sítio da Ribeira, em Santa Cruz, e no Santo da Serra".

O presidente da autarquia, Filipe Sousa, referiu que foi "uma noite complicada", acrescentando que a situação mais grave foi registada nas Achadas do Barro, onde uma moradia terá ficado sem condições de habitabilidade, sendo necessário "pensar no realojamento da família".

O responsável mencionou que durante a noite várias pessoas "tiveram de sair das suas casas" e que chegou a ser equacionada a "retirada de seis ou sete famílias".

O autarca referiu que esta manhã estão a ser avaliados os problemas e "decorrem trabalhos de limpeza".

Também no concelho de Santana, na zona norte, a chuva inundou a escola e, segundo fonte dos bombeiros locais, foram afetadas as salas do rés-do-chão, pelo que hoje não estará em funcionamento.

A zona mais afetada pela forte precipitação é a freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, que tem várias estradas condicionadas ou fechadas devido a derrocadas, isolando diversas localidades, e prejuízo em habitações.

Nos restantes concelhos da Região Autónoma da Madeira, as corporações dos bombeiros atestam que não existem situações anómalas a registar.

AMB // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.