Venezuela: Portugueses pedem "força", "luz" e "paz" a Nossa Senhora para superar crise

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 22 abr (Lusa) - "Força", "luz" e "paz" para superar a crise são alguns dos pedidos que a comunidade de portugueses radicados na Venezuela encomenda à Virgem, país onde sexta-feira chegou, desde Portugal, uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

"Invocar a interceção da Virgem de Fátima é uma força poderosa que dá ânimo, para que dê luz a todas as coisas que acontecem na Venezuela. Vivemos um momento muito crítico e o regozijo de encontrar-nos com a Mãe de Deus vai dar-nos forças para iluminar o caminho que levará a sair desta crise", disse um português à Agência Lusa.

Nelson Rodrigues é um dos portugueses de La Guaira (Estado de Vargas, norte de Caracas) que desde sexta-feira acompanham a imagem peregrina de Fátima de quem diz receber "algum conforto, porque é uma presença de alento de Deus, que acompanha o esforço que faz muita gente para superar" um "momento crítico" no país.

"A Virgem de Fátima tem um significado muito importante para nós, porque representa o amor de todos os luso-descendentes e portugueses aqui na Venezuela. A imagem é uma réplica que significa a aproximação da Virgem à Venezuela", frisou.

Por outro lado, Fátima Figueira não dormiu para ir receber a Virgem de Fátima e chegou mesmo a telefonar para o padre da diocese, Alfredo Bustamante, para dizer-lhe que "tinha medo" do que poderia acontecer "porque a situação do país é muito complicada".

"Telefonei-lhe pelas 05:00 (10:30 horas em Lisboa) e ele disse-me duas palavras que me encheram o coração de força e de fé para estar aqui, (foram) as palavras de Nossa Senhora quando apareceu pela primeira vez aos pastorinhos: Não tenham medo. Não tenham medo que eu estou convosco e o Senhor vai protegê-los, só têm que orar muito", explicou.

Para esta luso-descendente "é realmente uma emoção muito grande" que a imagem peregrina de Fátima esteja na Venezuela.

À Virgem, esta luso-descendente pede "paz e unidade, a reconciliação de todos, para que a Venezuela e nós, os luso-descendentes, possamos continuar aqui, trabalhando e lutando (...), que os nossos filhos, os que foram (embora) da Venezuela possam voltar".

Também o cônsul-geral de Portugal em Caracas, Luiz de Albuquerque Veloso, acompanhou a imagem de Nossa Senhora, para quem "a vinda da imagem peregrina é importante, porque os portugueses de uma maneira geral identificam-se muito com Ela".

O diplomata aproveitou a oportunidade para "pedir a Nossa Senhora que interceda por Portugal, pela Venezuela e pelos países do mundo".

Segundo Monsenhor Francisco Javier Porras, padre de Macuto, "é providencial" que a Virgem de Fátima visite a Venezuela "nestes momentos de crise".

"A Virgem sempre esteve junto de Jesus Cristo, quando ia a caminho do Calvário, dando-Lhe ânimo. A Virgem veio também dar-nos ânimo e força", disse.

Explicou que na Venezuela há uma grande devoção a nossa Senhora de Fátima e que no Estado de Vargas há várias réplicas, e associações da Virgem de Fátima em todas as paróquias.

"Os portugueses têm dado um grande testemunho de vida de família, de trabalho e de carinho à Virgem", enfatizou.

Para o padre Ângel Fernandes a presença da imagem peregrina na Venezuela "é um convite para renovar a fé para continuar orando pelo bem-estar do país".

Também "essa esperança do amor de Maria que continua chegando a cada um dos corações, pedindo-lhe para que rapidamente possamos ver essa luz".

FPG // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.