Madeira vive situação de "castástrofe" devido a fortes chuvas

Madeira vive situação de "castástrofe" devido a fortes chuvas
| País
Porto Canal

A freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma "situação de catástrofe completa" devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa.

"É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia", declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou "o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas".

O autarca mencionou o caso de uma habitação em que a família teve de ser retirada. "Pelo menos três pessoas ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas devido a esta ocorrência", referiu.

Ricardo Franco apontou ainda a situação de "uma oficina onde todo o material que se encontrava no andar térreo desapareceu", inclusive viaturas, bem como quedas de muralhas e muros.

Ao nível da circulação naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável referiu que a Via Expresso, principal acesso à localidade, ficou bloqueada devido a uma grande derrocada e que as autoridades demoraram "três horas e meia a abrir um corredor de segurança" e das dificuldades em diversas vias municipais.

"Esta é uma situação extraordinária em termos de chuva, havia o alerta amarelo, e estamos a acudir à situação com máquinas privadas, porque a câmara não dispõe deste tipo de material", realçou o autarca de Machico.

O responsável informou que com a luz do dia será efetuado "um levantamento dos prejuízos para elaborar um relatório para apresentar ao Governo Regional e a quem de direito para ajudarem".

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto já tinha colocado na quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo -- o terceiro mais grave - e mantém este aviso hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

O aviso amarelo deve-se às condições de chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, que se prevê para as duas ilhas daquela região.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).