Madeira com aviso laranja devido à chuva e Faro com amarelo por agitação do mar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 nov (Lusa) -- A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informa o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha colocado, na quinta-feira, o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo -- o terceiro mais grave -, e mantém o alerta hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

Este aviso amarelo deve-se às condições de chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, que se prevê para as duas ilhas daquela região.

Também o aviso amarelo no distrito de Faro, em Portugal continental, foi alargado, vigorando até às 17:59 de hoje.

Este aviso foi ativado devido à altura das ondas na costa sul, em especial no barlavento algarvio, onde poderão chegar aos 2,5 metros.

O aviso laranja do IPMA é o segundo mais grave - na qual o vermelho é o mais grave e o verde o menos grave - e refere-se a uma situação meteorológica com risco moderado a elevado.

No caso do amarelo, o aviso é ativado quando existem riscos para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, na Madeira, céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e refere existirem condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

No Funchal, as temperaturas deverão oscilar entre os 18º e os 21º graus centígrados.

No continente, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado até ao início da manhã nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela com ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Na costa sul do Algarve o vento deverá soprar moderado (25 a 35 km/h) até ao início da tarde, e sendo moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.

O IPMA conta ainda com acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nos locais abrigados, em especial das regiões do interior Norte e Centro e pequena subida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul.

As temperaturas deverão oscilar entre os 4º e os 15º C no Porto, entre os 6º e os 14º em Lisboa e entre os 11º e os 17º em Faro.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.