PCP avança para a regionalização e pede "processo de diálogo" com partidos e municípios

PCP avança para a regionalização e pede "processo de diálogo" com partidos e municípios
| Política
Porto Canal com Lusa

O PCP entregou no Parlamento um projeto de resolução em que estabelece um calendário para um referendo sobre a regionalização, pedindo agora um "processo de diálogo" com partidos e municípios.

"Deve haver um processo de diálogo e esta iniciativa do PCP tem o objetivo de o procurar relançar", defendeu o deputado comunista António Filipe, ao explicar o projeto de resolução entregue na sexta-feira no parlamento e que procura "consensos necessários" para viabilizar uma "importante reforma administrativa".

O projeto de resolução pede que o parlamento submeta às Assembleias Municipais até ao final do ano a "proposta de dois mapas possíveis de criação das Regiões Administrativas", um com um mapa de 1998 (oito regiões) e outro com "as cinco regiões-plano hoje coincidentes com as áreas das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)".

António Filipe disse que há "matérias de âmbito supramunicipal", casos, por exemplo, dos transportes públicos, que teriam a ganhar com a regionalização, advogando o comunista que um "patamar intermédio" do poder local "tem sido ocupado por estruturas desconcentradas, designadamente as CCDR, que não têm de facto uma legitimidade democrática".

Em jornadas parlamentares que decorreram no início de abril em Coimbra, o PCP havia já referido querer ver a regionalização novamente referendada e no terreno em 2019.

"O PCP proporá que, de acordo com as disposições constitucionais, se estabeleça um calendário que permita que em 2019 esteja concluída a criação e instituição das regiões administrativas", afirmou na ocasião o líder da bancada comunista, João Oliveira.

"No segundo semestre de 2018, deverá ser aprovada a Lei de Criação das Regiões e a proposta de convocação de um referendo que possa realizar-se no primeiro trimestre de 2019", continuou João Oliveira, acrescentando que o PCP quer promover várias ações de debate sobre o tema e contactos diretos com todos os grupos parlamentares, visando consensos.

O deputado do PCP explicou que, "de acordo com este calendário, em caso de resultado afirmativo no referendo, as primeiras eleições para os órgãos das regiões administrativas poderiam ocorrer no segundo semestre de 2019" e, "a partir de 2021, essas eleições passariam a coincidir com as demais eleições autárquicas".

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.