Mike Pence reafirma importância da aliança EUA-Austrália após desavença entre Turnbull e Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 22 abr (Lusa) -- O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, garantiu hoje que os Estados Unidos continuam comprometidos com a aliança com a Austrália, após um conflito entre os líderes dos dois países, em janeiro, sobre a política de realojamento de refugiados.

Pence encontrou-se com o primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull e outros líderes do país em Sydney, como parte da sua visita de 10 dias à Ásia. A agenda do vice-presidente norte-americano passa por assegurar a Turnbull que a aliança é valorizada, e por divulgar as prioridades da administração para o Círculo do Pacífico.

"Trago esta manhã saudações do Presidente dos Estados Unidos. Falei com ele e ele quis que eu transmitisse os seus melhores cumprimentos. E o Presidente queria que eu (...) reafirmasse a forte e histórica aliança entre os Estados Unidos e a Austrália", disse.

A visita de Pence acontece depois de uma discussão, tornada pública, entre Turnbull e Trump. Após tomar posse, o Trump disse ter ficado furioso ao descobrir que a anterior administração, de Barack Obama, tinha um acordo sobre realojamento de refugiados com a Austrália, ao abrigo do qual os Estados Unidos iriam receber até 1.250 refugiados que a Austrália tem em campos de detenção nas ilhas do Pacífico de Nauru e Papua Nova Guiné.

A irritação de Trump com este acordo levou a um tenso telefonema com Turnbull em janeiro e a uma publicação no Twitter, em que o Presidente norte-americano disse que o acordo era "idiota".

Além de Turnbull, Pence deve encontrar-se também com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop, e o líder do partido da oposição, Bill Shorten.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.