Fernando Paulouro considera "honra inultrapassável" receber Prémio Eduardo Lourenço

| País
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 21 abr (Lusa) - Fernando Paulouro Neves, que foi hoje anunciado como o vencedor da 13.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, considera uma "honra inultrapassável" receber um galardão com o nome deste ensaísta português.

"Confesso que é um galardão que me deixa muito honrado, porque se há um prémio que pode honrar alguém ligado à cultura portuguesa, esse prémio é aquele que tem nome do professor Eduardo Lourenço. Em suma, ter um prémio com o nome de Eduardo Lourenço é uma honra inultrapassável", afirmou o escritor e jornalista, em declarações à agência Lusa.

Instituído em 2004 pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na cidade da Guarda, o prémio Eduardo Lourenço destina-se a galardoar personalidades ou instituições com "intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas".

O CEI anunciou hoje, em comunicado, que a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço a Fernando Paulouro Neves "teve a unanimidade de todos" os elementos do júri.

"O júri reconheceu a projeção cultural e ibérica do jornalista, escritor e cronista, e a sua notória vocação cultural e cívica, desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, no Jornal do Fundão, órgão de referência na história na imprensa nacional, onde foi jornalista, Chefe de Redação e Diretor", acrescenta.

Esta foi uma notícia que Fernando Paulouro recebeu com "felicidade e satisfação", acima de tudo pelo facto de a distinção estar relacionada com o reconhecimento da sua ação em defesa de princípios que considera "primordiais", tais como a luta pela liberdade, pela salvaguarda da dimensão humana e também pelo sentido de defesa e resistência em relação à região da Beira Interior.

"É uma distinção que traduz o reconhecimento de alguém que no plano cívico, cultural e profissional procurou sempre, à sua escala, mudar as coisas ou, pelo menos, carrear pedras para a construção de um mundo que tenha de novo o homem como o centro de todas as coisas", acrescentou.

Fernando Paulouro considerou ainda que este prémio também é a prova de que mesmo ficando no Interior, também pode lutar e pensar a região num plano mais vasto: "Não só o do país, como o da ibéria ou como da realidade planetária que é a Língua Portuguesa".

"Mostra que, pensando a região, é possível fazer alguma coisa face aos poderes centrais que a subalterniza", acrescentou.

Este ano, o júri do Prémio Eduardo Lourenço foi constituído, entre outros, além dos membros da direção do CEI, por quatro personalidades convidadas: Adriana Calcanhotto (cantora) e Walter Rossa (professor catedrático), indicados pela Universidade de Coimbra, e por Pedro Serra e José Luis Fuentecilla Lastra, indicados pela Universidade de Salamanca.

O galardão já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

Nas edições anteriores receberam este prémio a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, que morreu no passado dia 10, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa-Luís e Luís Sepúlveda, o teólogo José María Martín Patino e os professores e investigadores Jerónimo Pizarro e Antonio Sáez Delgado.

CYC (ASR) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.