Governo diz que manutenção de 'rating' e perspetiva reflete "os legados da crise"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 abr (Lusa) - O Ministério das Finanças considerou hoje que a decisão da DBRS, de manter o 'rating' e a perspetiva estável de Portugal, "reflete os legados da crise", bem como o desempenho do país a nível económico e orçamental.

A agência de notação financeira DBRS anunciou hoje que manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BBB' (baixo), o primeiro nível de investimento, acima do 'lixo', deixando também inalterada perspetiva estável, o que sinaliza a intenção de não alterar esta nota no médio prazo.

Minutos depois, o ministério de Mário Centeno emitiu um comunicado no qual considera que "a DBRS reconhece o progresso que se tem verificado nos principais desafios que ainda se colocam ao país" e que esta decisão "reflete os legados da crise, em particular no endividamento e nos créditos em risco", e também "o facto de Portugal ter excedido as expectativas do mercado no que toca ao crescimento económico, à consolidação orçamental e à estabilização do setor financeiro".

As Finanças referem ainda que "o reconhecimento dos bons resultados económicos e financeiros serve de âncora à classificação de Portugal com o grau de investimento, o que é refletido nas análises de crédito mais construtivas".

A DBRS justifica a manutenção do 'rating' com fatores positivos, ligados ao cumprimento das regras europeias, mas também negativos, alertando para "desafios significativos" que se colocam a Portugal, como os "níveis elevados de endividamento público e empresarial, um crescimento potencial baixo e pressões orçamentais".

ND (SP) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".