Globalização deve ser mais justa para evitar protecionismo, defende G20

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 abr (Lusa) - As principais potências económicas concordaram que a globalização deve ser "mais justa" para evitar tendências protecionistas, garantiu hoje o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, após uma reunião do G20-Finanças em Washington.

"Muitas pessoas têm a impressão de não beneficiar das vantagens do crescimento e da globalização, é preciso combater isso, caso contrário teremos mais protecionismo e mais países a abandonar a globalização", disse o ministro, numa altura em que a Alemanha preside ao G20.

Antes, em declarações aos jornalistas o ministro alemão tinha defendido o comércio livre e a ausência de medidas protecionistas como "condições importantes" para a prosperidade económica no mundo.

Na última reunião de ministros das Finanças do G20, realizada no fim de março em Baden-Baden, na Alemanha, os Estados Unidos conseguiram a retirada de uma frase do comunicado final pedindo que fossem evitadas medidas protecionistas.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.