Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Volkswagen paga 2,8 mil milhões de dólares nos EUA por emissões poluentes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Detroit, Estados Unidos, 21 abr (Lusa) - O fabricante automóvel alemão Volkswagen (VW) foi condenado a pagar 2,8 mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros) nos Estados Unidos pela manipulação de emissões poluentes nos veículos com motores 'diesel'.

A sentença foi divulgada hoje pelo juiz Sean Cox, depois de a Volkswagen e o Departamento de Justiça norte-americano terem mantido negociações que culminaram num acordo que já previa esta sanção.

No início de março, o construtor automóvel declarou-se culpado, num tribunal de Detroit, de conspirar para defraudar milhares de pessoas nos Estados Unidos com a manipulação das emissões poluentes nos veículos com motores 'diesel'.

A declaração de culpabilidade da VW fazia parte do acordo que o grupo alemão alcançou em janeiro com as autoridades norte-americanas para resolver o caso que afetou quase 600 mil veículos com um dispositivo para manipular as emissões poluentes realmente produzidas.

A VW terá ainda de pagar 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) por importação e venda nos Estados Unidos de veículos manipulados e por fraude aduaneira.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bastonária dos Nutricionistas acusa Ministério das Finanças de bloquear reforço dos profissionais

A Ordem dos Nutricionistas reitera as críticas ao Governo pelo atraso na abertura do concurso de 40 profissionais no Serviço Nacional de Saúde. À margem de uma reunião sobre nutrição infantil no Porto, a Bastonária acusou o Ministério das Finanças de bloquear o processo.

Semana da Economia de Braga marcada por futuro da 'supercomputação'

Está a decorrer em Braga a terceira edição da Semana da Economia. Uma das conferências de destaque abordou o futuro da 'supercomputação' e 'data sciense', tendo em conta que, a Universidade do Minho vai receber nos próximos meses o primeiro 'supercomputador' do país.

Portugueses procuram cada vez mais edições de moedas raras

A procura por moedas raras tem aumentado em Portugal. Em ouro ou simplesmente alusivas a temas, como o desporto e a religião, são os principais fatores que levam à compra daquelas que podem até valer milhares de euros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.