PSP de Vila Real regista 0,8% das ocorrências criminais a nível nacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 21 abr (Lusa) -- O comandante distrital da PSP de Vila Real disse hoje que, em 2016, foram registadas 1.341 ocorrências criminais na área de intervenção desta polícia, o que representa 0,8% da criminalidade verificada a nível nacional.

O superintendente Vítor Barros Soares aproveitou o 134.º aniversário do Comando Distrital, que se celebrou hoje, para fazer um balanço da atividade desta polícia, que atua nas cidades de Vila Real e Chaves.

Segundo o responsável, durante o ano passado, foram registadas pelo comando 1.342 ocorrências criminais, o que disse representar "uma ínfima percentagem de 0,8%" das ocorrências verificadas a nível nacional".

"Da análise efetuada podemos concluir que a criminalidade registada neste comando, em 2016, pauta-se por incidir maioritariamente nos crimes contra o património, seguidos pelos crimes contra as pessoas e crimes contra a vida em sociedade", frisou.

Nesse ano foram efetuadas 555 operações de visibilidade policial e 1.850 operações de fiscalização de trânsito.

A PSP de Vila Real deteve 325 pessoas em 2016, mais 13% do quem em 2015, controlou 35.860 veículos por radar, levantou 508 autos de contraordenação por excesso de velocidade, submeteu 7.650 condutores ao teste de alcoolemia e levantou 198 autos de contraordenação por excesso de álcool.

Vítor Barros disse ainda que, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a polícia apreendeu 14.474 doses de droga e elaborou 54 autos de ocorrência por consumo.

O comandante salientou que o comando transmontano está também atento "à nova realidade como o terrorismo internacional" e, por isso, disse que tem sido "efetuado um apertado controlo de explosivos".

Nesse sentido, o núcleo de armas e explosivos e as brigadas de fiscalização efetuaram 64 ações de verificação em todo o distrito, "no sentido de precaver que esta matéria explosiva e seus componentes não sejam desviados para fins diferentes a que se destinam".

No ano passado foram efetuadas 80 fiscalizações a armeiros e a 109 locais de consumo de explosivos (pedreiras, obras de construção civil e explorações agrícolas), tendo sido elaborados 15 autos de notícia por contraordenação.

Foram ainda transferidas para a Direção Nacional da PSP, 203 armas de fogo, 31 armas brancas e 615 munições de diversos calibres.

Vítor Barros afirmou que acue comando se preocupa também com "determinados tipos de delito e de comportamentos antissociais que visam diretamente o cidadão e, como tal, fortemente influenciadores do sentimento de segurança da população".

Por isso, destacou a aposta no policiamento de proximidade e de visibilidade e referiu que, em 2016, foram realizadas 440 ações nas escolas, 204 no comércio seguro e 77 ações de sensibilização sobre armas e explosivos.

O comandante adiantou ainda que, já no primeiro trimestre deste ano, a PSP registou em Vila Real uma diminuição de 22% na criminalidade geral (menos 87 ocorrências), e a criminalidade violenta e grave apresenta um decréscimo de 72% (menos 18 crimes). Dados comparativos com igual período do ano passado.

A festa de aniversário incluiu uma exposição de armas nos claustros do edifício do ex-Governo Civil e uma homenagem ao polícia sinaleiro, reativando, durante algumas horas, um serviço de gestão do tráfego rodoviário.

PLI // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.