"As Criadas", de Genet, "um texto inesgotável sobre a condição humanana" em Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, 21 abr (Lusa) -- Beatriz Batarda, Sara Carinhas e Luísa Cruz protagonizam "As criadas", de Jean Genet, texto que o encenador Marco Martins considera "inesgotável sobre a condição humana", e que, a 29 de abril, chega à Plataforma das Artes, em Guimarães.

"Um texto inesgotável sobre a condição humana e sobre a relação com o poder e a forma como a nossa identidade é criada pelo outro", disse à agência Lusa o encenador Marco Martins, quando da estreia da peça no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em novembro passado.

Esta é a primeira vez que Marco Martins encena um texto "só trabalhado por personagens femininas".

"Nesta encenação são as próprias atrizes que criam o seu espaço cénico", adiantou à Lusa Marco Martins, acrescentando: "O texto também nos fala disso mesmo, duas irmãs que todas as noites encenam a tentativa de matar a senhora, além do facto de as atrizes, elas próprias, terem também um percurso [paralelo ao da representação] como encenadoras".

"Este é um texto de atores, ou seja, é uma descoberta do próprio ator que conduz à descoberta da própria personagem", referiu.

Do ponto de vista cénico, "é um espaço muito claustrofóbico, criando um palco que é uma espécie de ringue, com quatro frentes em que o público está lado a lado com as atrizes", disse o encenador.

Marco Martins disse que "esta encenação pedia uma tradução [para português] bastante contemporânea na forma de articulação da linguagem, principalmente neste contraste permanente que existe entre uma linguagem mais poética e uma menos poética".

Daí ter pedido a Matilde Campilho, "que nunca fez uma tradução para teatro, uma nova tradução do texto de Genet, que, em certos aspetos, é surpreendente pela sua oralidade, pela violência, e que torna certos termos mais aristocráticos da linguagem daqueles criadas em termos mais mundanos".

A peça baseia-se num caso real, das irmãs Lapin, que assassinaram a sua patroa e a filha, em Le Mans, França.

O caso que fez correr muita tinta na década de 1930, sobre a qual escreveram vários intelectuais, entre os quais Jean-Paul Sartre, tendo Jean Genet (1910-1986) escrito a peça por encomenda, por quando esteve preso.

Marco Martins referiu-se ao texto do autor francês como "um clássico", "sempre tentador de novas leituras".

"Sendo um texto muito complexo, na sua forma e quer pela sua própria natureza e pela sua poética, torna-o inesgotável e muito apelativo, e daí o ter querido fazer", disse.

"As Criadas", de Genet, tem cenografia de F. Ribeiro, os figurinos são de Adriana Molder e o desenho de luz, de Nuno Meira

CP (NL) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.