Documentário sobre aldeia de Bragança estreia-se em Encontros de Cinema de Viana

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 21 abr (Lusa) - O documentário "Alfaião", de André Almeida Rodrigues, sobre o quotidiano daquela aldeia do concelho de Bragança, vai ser estreado em Viana do Castelo, na 17.ª edição dos Encontros de Cinema, que vão decorrer de 02 a 07 de maio.

Em comunicado hoje divulgado, a produção adiantou que o documentário "está selecionado para os Prémios PrimeirOlhar da secção Olhares Frontais" dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que acontecem no teatro municipal Sá de Miranda.

"Este curto documentário é o meu projeto final do mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa e foi gravado em janeiro de 2016, na aldeia de Alfaião, em Bragança", explicou o realizador e produtor, citado naquela nota.

Segundo o realizador, o documentário, com 13 minutos de duração, "é um retrato contemplativo da rotina diária de uma aldeia", que "enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida".

"O agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho, o aldeão a encher alheiras", especificou o realizador, natural de Leça do Balio, no concelho de Matosinhos.

Alfaião é uma aldeia localizada perto de Bragança e de Espanha que, em 2011, era habitada por 173 pessoas.

Tem uma topografia de cariz planáltico e é atravessada pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Em relação às suas origens pouco se sabe, porque os primeiros documentos a referir Alfaião são do século XIII.

"Neste documentário, interessa-me contemplar o dia-a-dia de uma aldeia. É o quotidiano que nós, os citadinos, sonhamos ter um dia. (...) Na aldeia, temos maior qualidade de vida e os ponteiros de relógios parecem preguiçosos, porque o tempo passa devagar", reforçou.

Em 2016, André Almeida Rodrigues finalizou o mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

No primeiro ano daquela especialização realizou e produziu "O Barbeiro Guitarrista", um curto documentário que ganhou o Prémio Latino de Melhor Curta-Metragem Portuguesa, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, foi nomeado para o prémio Sophia Estudante, da Academia Portuguesa de Cinema, e selecionado para vários festivais de cinema, como o Figueira Film Art ou o espanhol Órbigo, em Léon, tendo sido exibido pelo menos 31 vezes, em 18 países, segundo o Portal do Fado.

Em 2016, André Almeida Rodrigues terminou o Master Dirección Cinematográfica no Campus Universitario Europeo (Espanha).

ABYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.