Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Documentário sobre aldeia de Bragança estreia-se em Encontros de Cinema de Viana

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 21 abr (Lusa) - O documentário "Alfaião", de André Almeida Rodrigues, sobre o quotidiano daquela aldeia do concelho de Bragança, vai ser estreado em Viana do Castelo, na 17.ª edição dos Encontros de Cinema, que vão decorrer de 02 a 07 de maio.

Em comunicado hoje divulgado, a produção adiantou que o documentário "está selecionado para os Prémios PrimeirOlhar da secção Olhares Frontais" dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que acontecem no teatro municipal Sá de Miranda.

"Este curto documentário é o meu projeto final do mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa e foi gravado em janeiro de 2016, na aldeia de Alfaião, em Bragança", explicou o realizador e produtor, citado naquela nota.

Segundo o realizador, o documentário, com 13 minutos de duração, "é um retrato contemplativo da rotina diária de uma aldeia", que "enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida".

"O agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho, o aldeão a encher alheiras", especificou o realizador, natural de Leça do Balio, no concelho de Matosinhos.

Alfaião é uma aldeia localizada perto de Bragança e de Espanha que, em 2011, era habitada por 173 pessoas.

Tem uma topografia de cariz planáltico e é atravessada pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Em relação às suas origens pouco se sabe, porque os primeiros documentos a referir Alfaião são do século XIII.

"Neste documentário, interessa-me contemplar o dia-a-dia de uma aldeia. É o quotidiano que nós, os citadinos, sonhamos ter um dia. (...) Na aldeia, temos maior qualidade de vida e os ponteiros de relógios parecem preguiçosos, porque o tempo passa devagar", reforçou.

Em 2016, André Almeida Rodrigues finalizou o mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

No primeiro ano daquela especialização realizou e produziu "O Barbeiro Guitarrista", um curto documentário que ganhou o Prémio Latino de Melhor Curta-Metragem Portuguesa, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, foi nomeado para o prémio Sophia Estudante, da Academia Portuguesa de Cinema, e selecionado para vários festivais de cinema, como o Figueira Film Art ou o espanhol Órbigo, em Léon, tendo sido exibido pelo menos 31 vezes, em 18 países, segundo o Portal do Fado.

Em 2016, André Almeida Rodrigues terminou o Master Dirección Cinematográfica no Campus Universitario Europeo (Espanha).

ABYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Cinzas dos incêndios poluem praias do Porto

O areal das praias de Leça da Palmeira, de Matosinhos e da Foz do Porto está coberto de cinzas. O Porto Canal falou com a Polícia Marítima que indicou que as cinzas serão provenientes dos incêndios dos últimos dias. Sabe-se ainda que a Capitania do Porto já iniciou a devida limpeza dos locais.

Polícia Judiciária detém cinco suspeitos de sequestrar e roubar casal idoso em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a detenção, em colaboração da PSP, de cinco suspeitos de sequestrar e roubar um casal de idosos de Viana do Castelo, atuando encapuzados e munidos de arma de fogo.

Cerca de 150 pessoas protestam em Guimarães "incompetência" do Governo nos incêndios

A demissão de Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, acontece numa altura de revolta da sociedade civil, pelas mortes e pela destruição causada pelos incêndios. Para o próximo sábado, dia do conselho de ministros extraordinários, estão marcadas várias manifestações, sendo que esta terça-feira à noite, em Lisboa e em Guimarães, aconteceram as primeiras. Perto de 150 pessoas concentraram-se no centro da cidade de Guimarães e culpam o Governo acusando-o de "incompetência".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"