Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Reativado fogo no parque Peneda Gerês

| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20:49 em zona do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu cerca das 06:52 de hoje, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo encontram-se no terreno 34 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio "tem uma frente ativa, na freguesia de Ermida".

"As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona", frisou aquele responsável.

Segundo Jorge Gonçalves, às 07:00 foi acionado um meio aéreo para o local.

De acordo com o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca a partir das 06:30, o incêndio que deflagrou na quarta-feira ás 22:00, registou "várias reativações devido ao vento forte que se faz sentir mas que às 09:30 se encontravam já em fase de rescaldo".

As chamas, que foram dadas como dominadas, na quinta-feira, cerca das 20:30 chegaram a ter três frentes ativas "viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo", todas na área do PNPG.

+ notícias: Norte

Governo continua sem dar prazo para arranque das obras na ala pediátrica do Hospital de São João

O Governo continua sem dar um prazo concreto para o arranque das obras na ala pediátrica do Hospital de São João. Um mês e meio depois da divulgação das imagens que mostravam crianças a fazer quimioterapia nos corredores, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde não explica como será o futuro do 'Joãozinho' mas afirma que poderá passar pela transferência de valências para outras unidades de saúde do Porto.

Vimioso inaugura Parque Ibérico de Natureza e Aventura

Vimioso já abriu as portas do Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA). O parque demorou 10 anos a concluir, mas é agora um espaço que se assume como um convite à descoberta do território. Uma das ofertas deste parque está ligada ao Burro de Miranda, com um Centro de Atividades Ludico-Pedagógicas, onde é possível fazer atividades como passeios de burro e até asinoterapia.

Cerca de 150 alunos visitam Feira das Profissões em Arcos de Valdevez

Cerca de 150 alunos do 9º ano das escolas de Arcos de Valdevez estiveram na Feira das Profissões organizada pelo Agrupamento de Escolas. O objetivo foi mostrar aos alunos todas as possibilidades de futuro que têm para que no final deste ano letivo e para que façam a escolha que lhes é mais indicada, entre o ensino secundário ou o profissional.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.