Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Reativado fogo no parque Peneda Gerês

| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20:49 em zona do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu cerca das 06:52 de hoje, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo encontram-se no terreno 34 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio "tem uma frente ativa, na freguesia de Ermida".

"As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona", frisou aquele responsável.

Segundo Jorge Gonçalves, às 07:00 foi acionado um meio aéreo para o local.

De acordo com o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca a partir das 06:30, o incêndio que deflagrou na quarta-feira ás 22:00, registou "várias reativações devido ao vento forte que se faz sentir mas que às 09:30 se encontravam já em fase de rescaldo".

As chamas, que foram dadas como dominadas, na quinta-feira, cerca das 20:30 chegaram a ter três frentes ativas "viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo", todas na área do PNPG.

+ notícias: Norte

Cerca de 30 concelhos de Trás-os-Montes e região Centro em risco 'Máximo'

Cerca de 30 concelhos da região de Trás-os-Montes e do Centro do país, onde se concentram os maiores incêndios, e quatro concelhos do Algarve estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio.

Trabalhadores e ex-trabalhadores acusam Centro Social da Paróquia da Polvoreira de perseguição e escravidão

Funcionários e ex-funcionários do Centro Social da Paróquia da Polvoreira, em Guimarães, acusam a instituição de escravidão, represálias, assédio moral e sucessivos atentados contra os direitos humanos. Dizem que a situação se arrasta há anos e que até já motivou saídas de trabalhadores e utentes, mas a direção do Centro rejeita as acusações.

SEF encerra bar de alterne em Vila Nova de Gaia

Uma moradia de Valadares, em Vila Nova de Gaia, que funcionava como bar de alterne e como residencial foi encerrada pelo serviço de estrangeiros e fronteiras. Na rusga do SEF, quatro pessoas foram detidas por suspeitas de lenocínio e auxílio à imigração ilegal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS