Presidente Maduro acusa Bogotá de preparar atentado contra guerrilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 21 abr (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou hoje o Governo do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de estar a preparar um atentado contras o movimento de guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"Continuam a matar dirigentes camponeses, estudantis e operários, e estão a preparar um ataque contra as FARC (...) contra os líderes que assinaram a paz", disse Maduro, citando informações dos serviços secretos.

As declarações do Presidente da Venezuela têm lugar depois de o homólogo colombiano ter pedido ponderação ao Governo venezuelano na entrega de armamento às milícias. Juan Manuel Santos também disse aos jornalistas que a revolução bolivariana fracassou.

Maduro sublinhou que o Governo colombiano e as FARC "assinaram um acordo de paz graças a [Hugo] Chávez e a mim", de acordo com as declarações transmitidas pela televisão venezuelana.

Hugo Chávez foi Presidente da Venezuela entre 1999 e 2013.

"Vou divulgar todas as gravações e todos os segredos que tenho do processo de paz, para que se saiba que o processo de paz na Colômbia tem sido uma farsa", frisou.

Nicolás Maduro acrescentou que mais de cinco milhões de colombianos estão a viver na Venezuela. Este ano, chegaram 35 mil para fugir "do desemprego, da miséria, da fome, dos paramilitares, da falta de liberdade e democracia".

"A Colômbia é um Estado falido", frisou.

Nos últimos meses, a imprensa colombiana tem noticado que milhares de venezuelanos atravessam frequentemente a fronteira para conseguir alimentos e medicamentos no país vizinho.

FPG // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.