Rohani entre os seis candidatos às presidenciais do Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 21 abr (Lusa) -- O Presidente iraniano Hassan Rohani pode conquistar um segundo mandato nas eleições de 19 de maio, com a sua candidatura aprovada pelo conselho dos guardiães da Constituição, juntamente com a de outros cinco aspirantes, foi anunciado na quinta-feira.

Já a candidatura do antigo Presidente ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad (2005-2013) foi rejeitada pelo mesmo conselho controlado por religiosos conservadores.

Ahmadinejad gerou surpresa e confusão quando, a 12 de abril, se apresentou como candidato presidencial, apesar da oposição do líder supremo do país, o ayatollah Ali Khamenei.

No total, 1.636 candidatos, incluindo 137 mulheres, inscreveram-se para concorrer às eleições.

No entanto, o conselho dos guardiães da Constituição, uma espécie de conselho constitucional controlado por religiosos conservadores, apenas permitiu que ficassem seis, incluindo Rohani.

Entre os candidatos oficiais estão três conservadores: Ebrahim Raissi, familiar de Ali Khamenei, o atual presidente da câmara de Teerão Mohammad Bagher Ghalibaf, e Mostafa Mirsalim.

O primeiro vice-presidente de Hassan Rohani, Es-hagh Jahanguiri, um reformador próximo do atual Presidente, foi também autorizado a concorrer, bem como o antigo ministro da Indústria Mostafa Hashemitaba.

Como em presidenciais anteriores, o conselho não aprovou a candidatura de nenhuma das mais de 130 mulheres que se inscreveram.

O principal concorrente de Rohani deverá ser o conservador religioso Ebrahim Raissi, uma figura em ascensão, que é ainda procurador especial do tribunal do clero, responsável por julgar crimes religiosos.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.