Artista brasileiro Kobra participa em maio no Muro--Festival de Arte Urbana de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) -- O artista brasileiro Kobra, que começou no 'graffiti' e é o responsável pelo maior mural do mundo, estará em Lisboa em maio para participar no Muro -- Festival de Arte Urbana de Lisboa, foi hoje anunciado.

Este ano, a curadoria do festival divide-se entre artistas nacionais -- Godmess, Hazul, Kruella D'Enfer, Miguel Brum e LS (AK Crew) -, artistas de outros países latino-americanos -- Gleo (Colombia), Kobra (Brasil), Steep (Equador), Zesar Bahamonte (Espanha) e Cix Murge (México), e "vencedores de cinco concursos lançados para a conceção e realização de cinco intervenções artísticas em empenas" -- Alecrim (Portugal), Coletivo Medianeras (Argentina), Jhon Douglas (Brasil), Krammer (Brasil) e The Caver (Portugal), refere a Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara de Lisboa, num comunicado hoje divulgado.

A programação do festival, que decorre de 25 a 28 de maio, em Marvila, inclui, além das intervenções, visitas guiadas, 'workshops' de arte urbana, concertos, debates, aulas de 'skate', encontros de hip-hop e exposições de arte urbana e de fotografia, "em quatro dias de festa e celebração entre a comunidade da arte urbana, a população de Marvila e da cidade, e os seus visitantes".

Ao longo dos quatro dias serão realizadas 15 pinturas de grande escala, em edifícios situados na zona envolvente da biblioteca de Marvila, às quais "se juntam outras superfícies noutros suportes que, no total do Festival, perfazem uma área de intervenção artística de quatro mil metros quadrados".

A GAU convidou ainda o artista venezuelano FLIX a realizar uma residência artística de um mês em Marvila, "onde desenvolverá um projeto 'site-specific' num conjunto de suportes diversificados no território, destinado sobretudo ao envolvimento da população juvenil destes bairros".

A primeira edição do festival realizou-se no ano passado no Bairro Padre Cruz. E, tal como aconteceu em 2016, a GAU acredita que o Muro "possibilitará a criação de um novo e importante núcleo de obras de arte urbana numa zona periferia da cidade, o que responde positivamente à preocupação de descentralização".

Nas paredes do Bairro Padre Cruz surgiram obras de artistas como os espanhóis Aryz e Borondo, os portugueses Pariz One, Bordalo II, Mr.Dheo, Uber, Draw, Nomen, Tamara Alves e Mário Belém, o francês Mathieu Trembelin e a dupla holandesa Telmo e Miel. Entretanto, foram criadas visitas guiadas às obras.

O Muro é organizado pela GAU em parceria com a GEBALIS e a Junta de Freguesia de Marvila e está incluído na programação da Capital Ibero Americana da Cultura -- Lisboa 2017.

JRS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".