Conselho de Redação da RTP espera que haja consenso nos partidos sobre agressões a jornalistas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - O Conselho de Redação da RTP espera que haja consenso entre os partidos sobre as agressões a jornalistas no exercício das suas funções, que o órgão defende que passem a ser consideradas crime público.

"Fomos recebidos por todos os grupos parlamentares e estamos muito satisfeitos com a abertura demonstrada por todos os partidos", disse à agência Lusa Tiago Contreiras, membro do Conselho de Redação (CR) da RTP.

"Esperamos que seja possível encontrar consenso" entre os partidos para se colocar "um ponto final" às agressões a jornalistas no exercício das suas funções, disse.

"Lamentavelmente o caso de agressões a jornalistas no exercício das suas funções é transversal", prosseguiu, defendendo que se deve tratar como um caso "de crime público".

O CR da RTP pediu que as agressões deixem de ser tipificadas como ofensas à integridade física simples e passem a ser qualificadas.

Ou seja, o órgão defende um agravamento da pena, recordando que num Estado de direito democrático, o direito à informação assume relevância porque só o cidadão devidamente informado pode decidir livremente.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".