Sindicato dos Jornalistas apresenta queixa na ACT contra Cofina

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - A direção do Sindicato dos Jornalistas anunciou hoje que apresentou queixa na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) contra o grupo Cofina, dono do Correio da Manhã, depois da administração ter rejeitado prestar informação aOS delegados sindicais.

Em comunicado, o Sindicado dos Jornalistas (SJ) refere que "em causa está o plenário realizado no dia 19 de abril de 2017, às 16:00, no edifício do grupo Cofina, no contexto da intenção de despedimento coletivo anunciada pela empresa e que é do domínio público".

Segundo o SJ, "previamente ao plenário, os delegados sindicais que o convocaram, ambos trabalhadores no jornal Record, pediram os mapas de pessoal, a que têm direito por lei, pedido que lhes foi recusado".

De acordo com a estrutura sindical, "o dever de reserva alegado pela empresa não tem qualquer justificação legal" e, "além disso, se a empresa estivesse de boa-fé, compreenderia que o acesso a tal informação é essencial à defesa legal dos trabalhadores abrangidos na intenção de despedimento coletivo".

Por isso, o SJ decidiu "pedir a intervenção da ACT, com carácter de urgência, dado que o processo de intenção de despedimento coletivo está em curso e a informação em causa é de crucial importância para a defesa jurídica dos trabalhadores visados".

A queixa foi enviada por carta registada à ACT.

Em 11 de abril, fonte oficial da Cofina Media disse à Lusa que tinha avançado com um despedimento coletivo de mais de meia centena de trabalhadores, na sequência da reorganização interna que já tinha sido anunciada.

Em declarações à Lusa, em 06 de março último, fonte oficial da Cofina tinha afirmado que o grupo tinha ajustado as equipas, reduzindo a imprensa, e que não colocava "de lado a utilização dos meios legais disponíveis", se tal fosse necessário, "para ajustar a atividade às tendências de mercado".

Na altura, questionada sobre rescisões voluntárias no grupo, a mesma fonte tinha referido que a empresa vinha a "ajustar as suas equipas, reduzindo na imprensa e apostando cada vez mais no digital, na multimédia".

O lucro da Cofina caiu 14,4% em 2016, face ao ano anterior, para 4,3 milhões de euros, e as receitas operacionais recuaram 0,7% para 99,9 milhões de euros.

No documento de divulgação de resultados, em 03 de março, o grupo tinha referido que iria "aprofundar a sua política de reforço da eficiência operativa como forma de fazer frente ao ambiente de mercado extremamente adverso", salientando que "serão aprofundadas medidas de corte de custos nas áreas mais expostas ao ciclo e, em simultâneo, serão reforçadas as áreas de crescimento, como sejam a televisão e o 'online'".

Numa informação interna, a que a Lusa teve acesso no início de março, é referido que a quebra de receitas de publicidade continua e acentuar-se no início deste ano, pelo que a Cofina decidiu avançar para um programa de corte de 10% de custos.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.