Alemanha poupa 145.700 milhões de euros em relação ao previsto com a dívida

| Economia
Porto Canal com Lusa

Berlim, 20 abr (Lusa) - O Governo alemão estima que entre 2008, quando começou a crise financeira, e 2016 poupou 145.700 milhões de euros em serviços da dívida em relação às suas previsões orçamentais.

Esta é a principal revelação da resposta do Ministério das Finanças a uma interpelação parlamentar do grupo os Verdes no Bundestag (câmara baixa), divulgada hoje pelo diário económico Handelsblatt na sua edição digital e citada pela agência Efe.

Nos nove exercícios entre 2008 e 2016, o Governo alemão tinha previsto gastar um total de 416.200 milhões de euros em pagamentos da dívida, mas acabou por gastar 270.500 milhões de euros.

A crise da dívida nos países periféricos fez com que os títulos alemães, considerados ativos de refúgio, fossem mais atrativos para os investidores, dispostos a adquirir dívida da principal economia europeia a juros mais baixos.

De acordo com o Ministério das Finanças, no ano passado estava previsto um desembolso de 41.200 milhões de euros e acabaram por ser gastos apenas 17.500 milhões.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.