Projeto expositivo em Lisboa liga escravatura ao racismo atual

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - O projeto "Testemunhos da Escravatura. Memória Africana", que envolve uma programação de exposições com 200 peças de 42 instituições, pretende lançar a reflexão pública sobre a escravatura como "um dos principais culpados" do racismo atual.

O projeto, realizado no âmbito de Passado e Presente -- Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, é da autoria do Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Contactada pela agência Lusa, uma das curadoras do projeto e responsável pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, Anabela Valente, sublinhou que "um dos problemas do presente na América Latina é o racismo, e tem uma origem histórica, a escravatura, em que Portugal foi um dos principais culpados".

O projeto "Testemunhos da Escravatura. Memória Africana" foi realizado pelo Gabinete em conjunto com 41 instituições da capital - de museus e bibliotecas, a tribunais e fundações - e selecionou cerca de 200 peças e documentos relacionados com esta atividade comercial lançada pelos portugueses no período dos Descobrimentos.

Anabela Valente recordou que o Gabinete de Estudos Olisiponenses foi convidado a apresentar projetos no âmbito da Capital Ibero-americana de Cultura 2017, que refletissem os problemas atuais da América Latina, e decidiram abordar um acontecimento com 400 anos que "continua a ter impacto no presente".

"Foram os portugueses que iniciaram a escravatura no século XVI, e por isso quisemos falar sobre as consequências negativas que chegaram até hoje. Lisboa foi o palco principal", apontou a investigadora.

O Gabinete contactou instituições da capital que tivessem peças ou documentos ligados à escravatura e 41 aderiram, expondo-as com a respetiva contextualização histórica.

"Há muitas memórias nos museus, mas normalmente não estão tratadas dentro do tema da escravatura. Nós pedimos às instituições para escolherem as peças, e realçar esta ligação para lançar a reflexão sobre o tema", disse à Lusa Anabela Valente.

Como havia instituições que não tinham espaço para mostrar as peças, algumas só estarão acessíveis 'online', no site testemunhosdaescravatura.pt, que estará ativo a partir de sábado, quando o projeto for apresentado, às 15:00, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.

De acordo com a responsável pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, nas exposições estarão "muitas peças que nunca foram mostradas ao público, e que darão um novo olhar sobre a temática".

O tráfico, o combate e abolição da escravatura, as questões económicas, as vivências e os quotidianos do escravo, o racismo, a legislação, tradições culturais e religiosas, e a iconografia do africano são algumas das matérias tratadas nas exposições.

Questionada sobre se haverá algum tipo de "tabu" nos museus portugueses para abordar a escravatura, Anabela Valente disse que não existe, mas "há uma atitude natural de mostrar o melhor, e não o pior da História de um país".

"A escravatura nunca foi suficientemente discutida em Portugal, sobretudo do ponto de vista do escravo. Em Lisboa todas as famílias tinham escravos, das mais pobres às mais ricas", recordou, sobre um fenómeno que "está a aumentar nos dias de hoje".

"De acordo com os últimos dados, o lucro do tráfico de pessoas já ultrapassa o das drogas", salientou.

No sábado, será inaugurada a exposição "Prisão para Escravos", no Museu Nacional de Etnologia, e a exposição "Um Museu. Tantas Coleções!", no Museu Nacional de Arqueologia.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.