Morreu a atriz brasileira Neuza Amaral aos 86 anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Rio de Janeiro, 20 abr (Lusa) -- A atriz brasileira Neuza Amaral morreu na quarta-feira, aos 86 anos, vítima de uma embolia pulmonar, e o funeral decorre hoje no Cemitério Israelita no Rio de Janeiro, noticiou a Globonews.

Neuza Amaral estava internada desde sábado (dia 15) e o funeral tem lugar hoje no Cemitério Israelita de Vilar dos Teles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

A atriz fez mais de 70 trabalhos em cinema, teatro e televisão, tendo ficado conhecida pela sua participação em novelas como "Irmãos Coragem" (1970), "O Casarão" (1976), "Olhai os Lírios do Campo" (1980), "Ciranda de Pedra" (1981) ou "Os ossos do barão" (1973), altura em que ganhou o troféu de melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Um dos seus primeiros desempenhos na TV Globo foi um papel de vilã que interpretou em "A grande mentira" e que sempre considerou o seu maior trabalho na ficção televisiva.

O seu último ano ativo na televisão foi 2006, com participações em "Pé na Jaca", "Páginas da vida", "Cobras & lagartos" e "Linha direta".

No cinema, estreou-se em 1967 no filme "A lei do cão", de Jece Valadão, e a partir daí apareceu em mais de 20 títulos, entre os quais "P'ra frente, Brasil" (1982), de Roberto Farias, "As duas faces da moeda" (1969), de Domingos Oliveira, e "O que é isso, companheiro?" (1997), de Bruno Barreto.

Ao longo da carreira, que começou em 1953, a atriz participou em mais de 50 produções, entre novelas, séries e especiais de televisão, e 16 peças teatrais, além de trabalhos de locução, apresentação e interpretação na rádio, anteriores à sua chegada à televisão.

Neuza Amaral teve também uma vida política ativa, tendo chegado a ser eleita vereadora no Rio de Janeiro, nos anos de 1990.

No início dos anos 2000, mudou-se para Araruama, onde foi convidada pela prefeitura para ser a coordenadora-geral da Cultura do município.

Em 2008, Neuza Amaral lançou a sua autobiografia, intitulada "Deixa comigo", cujos lucros reverteram para o Lar de São Francisco, o asilo de idosos de Araruama, onde a atriz morava na altura.

Neuza Amaral nasceu em São José dos Barreiros, em São Paulo, no dia 01 de agosto de 1930.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.