Clima económico mantém subida em março mas atividade económica recua em fevereiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) -- O indicador de clima económico aumentou em março e o indicador de atividade económica diminuiu em fevereiro, interrompendo o movimento ascendente observado desde agosto, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) aumentou em março para os 1,6 pontos, depois da subida de fevereiro para os 1,4 pontos.

Já o indicador de atividade económica diminuiu dos 2,4 pontos de janeiro para os 2,2 pontos de fevereiro, interrompendo a subida dos últimos meses.

O indicador quantitativo do consumo privado, por sua vez, desacelerou em fevereiro, "refletindo um contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente".

Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou devido ao comportamento das componentes de construção e de material de transporte, refere o INE.

O gabinete nacional de estatística alerta que os indicadores de atividade económica, consumo privado e de FBCF correspondem a novas séries.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.