Operacionais vão manter-se hoje no Marão para evitar reacendimentos

Operacionais vão manter-se hoje no Marão para evitar reacendimentos
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 50 operacionais vão manter-se durante o dia de hoje na zona do Marão, Vila Real, para evitar reacendimentos do incêndio que deflagrou na quarta-feira e queimou uma área de pinhal, disse fonte da Proteção Civil.

O segundo comandante operacional distrital de Vila Real, Manuel Borges Machado, disse à agência Lusa que o fogo está em “fase de rescaldo”. No entanto na zona continua a sentir-se o “vento muito forte” e, por isso, salientou que é preciso manter os operacionais no terreno para evitar projeções e reacendimentos.

“É incrível o vento que aqui se faz sentir. O vento abana com os carros. É impossível chegar ao fogo em segurança porque há projeções, as labaredas atingem grandes alturas e torna-se muito complicado combater o incêndio nestas circunstâncias”, descreveu o responsável.

Durante o dia, segundo Borges Machado, vão manter-se no local “pelo menos 50 bombeiros”.

Aquele incêndio deflagrou cerca das 14:30 de quarta-feira, perto da aldeia de Vila Nova, na freguesia da Campeã, e queimou uma “área substancial” de povoamento florestal e mato, chegando a passar para a zona de Amarante.

O Itinerário Principal 4 (IP4) esteve cortado na zona do Alto de Espinho, na serra do Marão, durante várias horas devido ao fumo intenso e para ajudar no posicionamento dos meios para o combate.

A via foi reaberta durante a noite, depois da chuva forte ter ajudado a controlar e a apagar as chamas.

O presidente da Junta de Freguesia da Campeã, António Portela, fala em elevados prejuízos provocados por este fogo, que queimou mata privada e pública, onde havia muitos pinheiros, carvalhos, azevinhos e castanheiros.

“O pulmão desta zona está aqui, na Campeã”, frisou.

As causas do incêndio ainda vão ser apuradas mas, segundo o autarca, este poderá ter tido origem numa queima de sobrantes que se terá descontrolado.

Por isso mesmo, António Portela apelou à população para ter mais cuidado e alertou que os terrenos estão muito secos e há pouca humanidade atmosférica.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.