Pyongyang acusa Washington de aumentar a tensão com a visita de vice-Presidente

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 20 abr (Lusa) -- A Coreia do Norte acusou hoje os Estados Unidos de tentarem aumentar a tensão na península coreana com a visita do vice-Presidente a Seul, onde aconselhou Pyongyang a não testar a determinação de Washington.

Os meios de comunicação norte-coreanos fizeram pela primeira vez eco da visita de Mike Pence e da reunião com o Presidente sul-coreano em exercício, Hwang Kyo-anh, num texto publicado no portal de propaganda norte-coreano Uriminzokkiri.

No texto, os Estados Unidos são acusados de "terem perdido a noção da situação e o juízo", ao quererem avivar o sentimento anti-coreano.

"O novo Governo (de Donald Trump) está no caminho certo para aumentar ainda mais as tensões militares de forma imprudente, ao mesmo tempo que prejudica o regime mediante políticas hostis" e lança uma "campanha provocatória e agressiva" contra o país, de acordo com o texto.

A Coreia do Norte deu como exemplo o anúncio do envio de um porta-aviões nuclear norte-americano e frota de ataque para águas próximas da península coreana e o apelo do "número dois" da Casa Branca para aumentar a pressão internacional e agravar as sanções ao regime.

O vice-Presidente Pence ameaçou Pyongyang, ao dizer que a administração Trump pode fazer uso da determinação exibida nos ataques na Síria e Afeganistão, perante os persistentes testes de armamento, numa conferência de imprensa após o encontro com Hwang, na segunda-feira.

Pyongyang destacou a "mentalidade sofisticada para fomentar a guerra" dos Estados Unidos e acusou Seul de cumprir os pedidos de Washington e "entrar no jogo da confrontação".

"Quanto mais pressões militares, ameaças e sanções irracionais realizarem, mais colocam em perigo a sua difícil situação", afirmou o portal de Pyongyang.

O vice-presidente norte-americano iniciou no passado domingo uma viagem de dez dias pela Ásia, que inclui, além da Coreia do Sul e Japão, a Indonésia e Austrália.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.