Bancos fizeram desconto de 78,1 ME ao Estado para cancelar 'swap'

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) -- Os bancos que negociaram com o Estado o cancelamento de 'swap' que tinham com empresas públicas fizeram um desconto efetivo de 78,1 milhões de euros, cerca de 5,7% das perdas potenciais estimadas.

O Bloco de Esquerda pediu ao presidente do IGCP -- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, João Moreira Rato, que enviasse ao Parlamento o valor efetivo de poupança feita pelos bancos, descontando as reservas que estes poderiam libertar com o fecho dessas posições.

O documento, a que a Agência Lusa teve acesso, demonstra que o desconto realmente feito pelos bancos excluindo essas reservas (ou seja, o valor que realmente perdem face às perdas potenciais estimadas) -- no caso dos bancos considerados problemáticos, que envolveram negociações para um efetivo desconto -- foi de 78.079.407, quando o Governo dizia que estes eram equivalentes a cerca de 500 milhões de euros anunciados pelo Governo, ou mais de 30% do total.

Isto porque a avaliação que os bancos fazem de um contrato não é necessariamente igual ao seu valor de mercado. Para os bancos, o contrato tem associado um conjunto de custos que quando os contratos são fechados desaparecem.

Isto engloba dois principais custos. Os CVA ('credit value adjustment'), que são reservas mantidas pelas instituições financeiras para cobrir um eventual não pagamento e os FVA ('funding value adjustment'), que são reservas mantidas para fazer face ao custo de financiamento dos fluxos financeiros líquidos futuros determinados no swap.

Quando os contratos foram cancelados, os bancos deixaram de cobrir estes riscos e ficaram assim com estas reservas libertas.

São estas reservas que ficam libertas que estavam a ser usadas para contabilizar o desconto que teria sido feito pelos bancos e assim daria os cerca de 500 milhões de euros de alegada poupança que o Governo afirmou.

No entanto, as contas do IGCP dizem algo diferente. Os valores enviados na resposta ao Bloco de Esquerda dividem estes "descontos" em dois grupos.

Um primeiro grupo inclui dois bancos considerados não problemáticos, nos quais se inclui a Société General e o Morgan Stanley (ex-empregador do atual presidente do IGCP), que não fazem qualquer desconto e existe um cancelamento dos contratos que liberta apenas CVA (as tais reservas para cobrir um eventual incumprimento da empresa dos fluxos financeiros que estaria obrigada a pagar ao banco), no valor de 17,6 milhões de euros.

Sem contar com a libertação destas reservas, o valor de poupança até seria negativo em 2,8 milhões de euros, porque o valor de mercado dos instrumentos era 99,2 milhões de euros e o valor pago para os cancelar é de 83,9 milhões de euros.

No caso do grupo dois, onde se incluem aquilo que o IGCP chama de bancos problemáticos, que envolveram negociações mais duras e onde foram efetivamente feitos "descontos" face ao valor de mercado dos instrumentos na altura do seu cancelamento (que davam perdas potenciais, ou seja perdas até ao fim do contrato estimadas com base nos pressupostos atuais), a poupança sem a libertação de reservas resume-se a 78,1 milhões de euros.

No total deste segundo grupo, o valor das perdas potenciais estava avaliado em 1.364,7 milhões de euros, e o valor pago para os cancelar foi de 924,7 milhões de euros. Isto poderia pressupor um 'desconto' de 440 milhões de euros face às perdas potenciais estimadas na altura até ao fim de contrato, mas 309,6 milhões de euros deste suposto desconto diz respeito à libertação de reservas CVA (para cobrir eventual incumprimento) e outros 52,3 milhões de euros a libertação de reservas FVA (para cobrir custos de financiamento dos fluxos financeiros líquidos futuros dos 'swaps'), o que na prática resulta no desconto efetivo ser de apenas 78,1 milhões de euros.

Assim, no total destes dois grupos, o desconto efetivamente feito, excluindo as reservas que são libertadas nos bancos, é de 75,8 milhões de euros, uma vez que o primeiro grupo com bancos não problemáticos reduz o valor de desconto feito pelos restantes bancos.

No total, o desconto realmente feito por todos os bancos corresponde, assim, a 5% do valor total estimado para as perdas potenciais dos contratos na altura do seu cancelamento.

NM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.