Pelo menos 17 mortos em novos aluimentos de terras na Colômbia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 20 abr (Lusa) -- Pelo menos 17 pessoas morreram na quarta-feira, numa localidade nas montanhas centrais da Colômbia, e duas dezenas ficaram feridas, na sequência de aluimentos de terras causados por chuvas torrenciais, disseram as autoridades colombianas.

O presidente da câmara de Manizales, José Octavio Cardona, afirmou que, além dos 23 feridos, sete pessoas foram dadas como desaparecidas, na sequência das chuvas torrenciais e dos aluimentos de terras.

O desastre aconteceu às primeiras horas da manhã, quando muitas pessoas estavam ainda a dormir, duas semanas depois de cheias na cidade de Mocoa, no sul do país, terem matado mais de 300 pessoas.

Dezenas de encostas cederam em Manizales, após a cidade de quase 400 mil pessoas ter recebido o equivalente a um mês de chuva no espaço de cinco horas.

As chuvas causaram pelo menos entre 40 a 50 aluimentos de lama e rochas que destruíram casas e deixaram várias estradas intransitáveis na capital do departamento de Caldas, uma zona produtora de café.

As equipas de socorro escavaram por espessas camadas de lama em busca de desaparecidos.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tentou chegar à região afetada, mas foi forçado a aterrar a 200 quilómetros de distância, em Medellin, devido ao mau tempo.

"Choveu em Manizales como nunca antes", disse Santos.

O ministro dos Transportes colombiano, Jorge Eduardo Rojas, afirmou que residentes de zonas de encosta em risco de derrocada foram retirados.

"O que precisamos de fazer agora é evitar" mais mortes, disse.

Estes aluimentos de terras aconteceram quando a Colômbia ainda está a recuperar do desastre de 31 de março em Mocoa e os dois incidentes apresentam semelhanças: ambos apanharam os residentes desprevenidos por terem ocorrido às primeiras horas da manhã e aconteceram depois de chuvas torrenciais.

Nos dois casos, foram mais afetadas populações desfavorecidas a viver em habitações precárias.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.