Incêndio no Parque Nacional Peneda-Gerês está a deflagrar desde madrugada e chegou a ameaçar casas

Incêndio no Parque Nacional Peneda-Gerês está a deflagrar desde madrugada e chegou a ameaçar casas
| Norte
Porto Canal (AYR)

Um incêndio de grandes proporções está a deflagrar desde as 1h39 da madrugada desta quinta-feira, na zona do Parque Nacional Peneda-Gerês, em Lourido, Ponte da Barca, e chegou a ameaçar habitações avança fonte dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca ao Porto Canal.

Segundo os Bombeiros de Ponte da Barca, durante a noite o incêndio ameaçou as habitações mais próximas, mas neste momento já está afastada a hipótese de perigo para as casas.

O incêndio que está a decorrer desde madrugada já queimou uma vasta área florestal.

No local estão 48 elementos dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e um meio aéreo, sendo que já foi solicitado mais um.

Para o local também já está a dirigir-se um Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Braga.

(em atualização)

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.