Baixo nível de desemprego aumenta salários nos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 19 abr (Lusa) -- O baixo nível de desemprego nos Estados Unidos está a fazer aumentar os salários, mas as pressões inflacionárias sobre os preços continuam a ser modestas, considerou hoje a Reserva Federal (Fed) norte-americana.

"A subida dos salários generalizou-se (...) e os empregadores, na maior parte dos distritos, reportaram dificuldades em preencher postos de baixa formação e uma grande procura para postos de maior formação", concluiu a Fed no seu "livro bege", como é conhecido o relatório do banco central norte-americano que recolhe informação sobre a atividade económica.

A taxa de desemprego nos EUA era, em março, de 4,5 por cento, a mais baixa em quase uma década.

Não obstante, as empresas consultadas referiram que esperam que "o leve a moderado crescimento de preços persista nos próximos meses".

O relatório também indica que o consumo dos lares, à exceção do setor automóvel, diminuiu, apesar de alguma recuperação dos ingressos.

O documento será usado na reunião do Fed sobre política monetária, nos próximos dias 02 e 03 de maio, na qual analisará uma possível subida dos juros.

O Fed aumentou as taxas em dezembro em março, mas os analistas não esperam uma nova subida no próximo mês.

JH // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.