Endividamento do Sector Empresarial do Estado aumentou 5,9% no segundo trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) - O endividamento do Setor Empresarial do Estado aumentou 5,9% no segundo trimestre de 2013 comparativamente ao último trimestre do ano passado, ascendendo a 33,9 mil milhões de euros, segundo um relatório da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.

A Refer, a Parpública e o Metropolitano de Lisboa são as empresas com maiores níveis de endividamento, ultrapassando os quatro mil milhões de euros, refere o boletim informativo sobre o Setor Empresarial do Estado (SEE).

Onze empresas concentram a quase totalidade do endividamento do SEE (91,6%): Refer, Parpública, Metropolitano de Lisboa, CP, Estradas de Portugal, Metro do Porto, Parque Escolar, TAP, Carris, EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva) e Águas de Portugal.

O endividamento das Empresas Públicas Reclassificadas (EPR), que produz efeito na dívida pública, subiu 7,1%, para um total de 19,5 mil milhões de euros, enquanto o das Empresas Públicas Não Reclassificadas aumentou 4,3%, para 14,4 mil milhões de euros.

O crescimento do endividamento é justificado sobretudo com a necessidade de pagar o cancelamento antecipado de instrumentos financeiros derivados ('swap').

Nas EPNR, o aumento é justificado com a EGREP, com mais 115,6 milhões de euros decorrentes da necessidade de cancelar 'swaps', e com a CP (88,6 milhões de euros).

Nas EPR, este aumento concentrou-se no setor dos transportes, especificamente no Metropolitano de Lisboa, com 523,3 milhões de euros (12,5%) e no Metropolitano do Porto, com 388 milhões de euros (14,2%), destinados a pagar 'swaps'.

A subida do endividamento das empresas Parpública em 59,7 milhões de euros face ao final de 2012, resultou do efeito conjugado do aumento do endividamento da Parpública em 174,8 milhões de euros com as reduções da Sagestamo (64,6 milhões de euros) e da TAP (42,8 milhões de euros).

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.